sábado, 20 de novembro de 2010

Forte São João 3

Este canhão Blomefield (ano de fabricação 1787) foi resgatado a  12 ms de profundidade em 2002

A esquerda da foto fica a entrada da Baia de Guanabara porta de entrada para o sofrimento de milhares de escravos vindos da Africa até o seculo XIX.
Esta lembrança me veio ao desenhar neste dia 20 de novembro, dia da Consiência Negra e dedicado a Zumbi, lider negro do quilombo dos Palmares.


Esta praia , já dentro da baia ( daí o nome- Praia de Dentro) é a mesma da postagem de ontem, vista de outro angulo.

E agora para finalizar estes desenhos desta estadia no Rio de Janeiro relovi colocar um rapido croqui feito na praia de Fora .

Varias pessoas questionam como faço ( ou fiz) os desenhos daquela série sobre as pessoas na praia. Explico que fiz com grafite - este em particular é com caneta tinteiro já que o foco não era fazer pessoas -que permite mais flexibilidade de execução e rapidez no sombreado e detalhamento.
Acham que não dá tempo.
Dá sim, já que em estado de relaxamento, como é o caso na praia, as pessoas não se mexem muito e  com prática o desenho flui. Não é preciso fotografar.



Aliás a foto corta totalmente o processo e o prazer do desenho!
Não tenho nada contra usar fotografias, e até acho super util quando a pessoa tem dificuldade mas pessoalmente prefiro desenhar ao vivo e a cores!


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Forte São João 2


Praia de Dentro


Pão de Açicar visto de dentro do Forte. Reformas visando a construção de campo de futebol.
O Rio sediará ano que vem as Olimpiadas Militares, depois a Copa do Mundo e, 2014 e as Olimpiadas em 2016.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Forte São João

Porta tombanda pelo Instituto de Patrimonio Historico exemplo de Arquitetura Militar Colonial Portuguesa

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

São Sebastião do Rio de Janeiro
 
Esta semana farei uma série de desenhos na Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro.

Para quem não sabe neste local é que foi fundada a cidade do Rio de Janeiro sob as bênçãos de São Sebastião ou Oxossi. Como queiram...

Por tanta beleza e sobreviver a todos os ataques da poluição, da violência social e degradação urbana, na realidade é abençoada por todos os Santos.

Definitivamente o Rio é uma cidade que insiste em ser bela e a meu ver sempre será.


Entrada da Baia de Guanabara - Guarita Praia de Fora

A primitiva Fortaleza de São João foi erguida por Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, em 1565 ao lado do Pão de Açúcar e na entrada da Bahia de Guanabara.



O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há 10 anos. Morreu um mês depois de expulsar os franceses, em conseqüência de uma infecção no rosto causada por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.


Ampliada e reformada ao longo do tempo, entrou em serviço em 1618, tendo participado de vários episódios da história do país sendo guarnecida por vários grupos de Artilharia de costa até 1991.