sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Na frente da tela



Pois é, de repente passei de trás das telas para frente. De observadora passei para modelo!
Acostumada a desenhar modelo vivo em croquis de poucos minutos, pausados ou em movimento, desta vez pude exercitar outro olhar.
Aquele ligado memória, relembrando características das pessoas, seus movimentos, gestos repetitivos e com isto montar uma imagem da cena vivida.
Denise, seu sorriso suave e gestos pausados, Adriana riso solto, alegria despojada e espontânea e Rogério, concentrado em uma nova ótica para sua vida!
Obrigada

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sol de inverno


Esboço rápido  aproveitando os últimos raios de sol em um dia frio e de baixa umidade no parque do Sabiá, em Uberlândia - Minas Gerais.


As palmeiras? São Buritis, uma das árvores mais bonitas do Cerrado Brasileiro.


domingo, 24 de março de 2013

Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa










                                                  

Tombada como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 10.216, de 27/03/2006.
.
A Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa teve sua construção iniciada em 1926 com verba do Governo Estadual, durante a gestão de Antônio Carlos de Andrade e a obra foi concluída em 1930 mas só entrou em funcionamento em 1932 com o nome de "Grupo Escolar Minas Gerais". Em 1934, passou a chamar-se Grupo Escolar Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, em homenagem ao Juiz de Direito da Comarca de Uberlândia.

A escola foi construída com uma arquitetura também presente em outras cidades do Estado. No padrão das construções escolares da época, sua planta desenvolve-se em “U”, com um pátio na área central. A fachada tem como característica principal a simetria e a regularidade, é marcada por um frontão neoclássico sobreposto a um frontão recortado e este elemento central arremata e recebe a escadaria de acesso principal ao hall de entrada. Apartir desse hall, desenvolvem-se, para cada lado, dois corredores abertos voltados para a rua, que sustentam cinco colunas e fazem a ligação com os corredores laterais que dão acesso às cinco salas e um banheiro dispostos em cada uma das duas extremidades formando as alas perpendiculares. Essas alas definem o partido da planta em formato de “U”.

Em 1963, foi construído um anexo para abrigar a cantina, composta de um galpão e uma cozinha e ainda uma residência para o zelador. Em 1974, em decorrência da Resolução 269 de 04/09/73, a escola passou a oferecer as oito séries do ensino fundamental. Foi, então, construído um novo anexo que ocupou o fundo do terreno paralelo à fachada principal, promovendo o fechamento do pátio central. Em 1984, a Escola recebeu novo acréscimo com a construção de um galpão para abrigar novas salas de aula e a biblioteca, paralelamente ao anexo anterior.

Em 1987, a escola contava com 1.200 alunos quando, no dia 4 de outubro, sofreu um grande incêndio decorrente de um curto circuito na fiação precária, provocando grave destruição. No mesmo mês, no dia 28, o então Governo do Estado liberou recursos para a reconstrução do prédio. As atividades escolares foram retomadas em 1989.

A Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa foi construída segundo projeto oferecido pelo Governo Estadual e apresenta o mesmo padrão arquitetônico de outras escolas construídas nas cidades vizinhas, no mesmo período em que se destacam o porão alto e as tendências neoclassizantes.
Copiado do site da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bicicletas na praia

Fortaleza de São João - Rio de Janeiro

  
Praia de Fora
Fortaleza de São João - Rio de Janeiro


Grafite, lápis branco e papelão.