sábado, 20 de novembro de 2010

Forte São João 3

Este canhão Blomefield (ano de fabricação 1787) foi resgatado a  12 ms de profundidade em 2002

A esquerda da foto fica a entrada da Baia de Guanabara porta de entrada para o sofrimento de milhares de escravos vindos da Africa até o seculo XIX.
Esta lembrança me veio ao desenhar neste dia 20 de novembro, dia da Consiência Negra e dedicado a Zumbi, lider negro do quilombo dos Palmares.


Esta praia , já dentro da baia ( daí o nome- Praia de Dentro) é a mesma da postagem de ontem, vista de outro angulo.

E agora para finalizar estes desenhos desta estadia no Rio de Janeiro relovi colocar um rapido croqui feito na praia de Fora .

Varias pessoas questionam como faço ( ou fiz) os desenhos daquela série sobre as pessoas na praia. Explico que fiz com grafite - este em particular é com caneta tinteiro já que o foco não era fazer pessoas -que permite mais flexibilidade de execução e rapidez no sombreado e detalhamento.
Acham que não dá tempo.
Dá sim, já que em estado de relaxamento, como é o caso na praia, as pessoas não se mexem muito e  com prática o desenho flui. Não é preciso fotografar.



Aliás a foto corta totalmente o processo e o prazer do desenho!
Não tenho nada contra usar fotografias, e até acho super util quando a pessoa tem dificuldade mas pessoalmente prefiro desenhar ao vivo e a cores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário