sábado, 26 de março de 2011

Gravuras Afetivas-Largo de São Sebastião_Manaus

Como desenhista aonde vou sempre desenho, mas por algum motivo uma ou outra imagem tem um valor simbólico especial.
Quando isto acontece gosto de aprimorar o croqui e transforma-lo em gravura.
Serigrafias que meu amigo Derson imprime já há algum tempo.em pequenos formatos e séries  normalmente monocromáticas.
Nesta semana fiz esta aqui com uma imagem do Largo de São Sebastião, em Manaus, Amazônas.



Baseado neste croqui postado o ano passado.
A referência ao calçamento foi uma curiosidade já que como a maioria das pessoas achava que o grafismo de ondas preto e branco era propriedade absoluta de Copacabana!
Olha só o texto do Portal da Amazônia:

" Assim como o Teatro Amazonas, a calçada de Manaus foi inspirada na arquitetura européia. Um piso semelhante decora há séculos a Praça de D. Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, em Lisboa. Seu desenho foi escolhido para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Hoje, moradores de Manaus gostam de dizer que o desenho de sua calçada simboliza o encontro da água escura do Rio Negro com a água barrenta que chega pelo Solimões. Os rios levam quilômetros para se misturar completamente, formando o Amazonas.
No Rio de Janeiro, a história é que a calçada de Copacabana faz referência às ondas do mar. Foi a partir da capital fluminense que o piso se tornou famoso em todo o país, sendo copiado também em outras capitais. Mas o conhecido calçadão foi instalado no Rio depois de Manaus ter terminado o seu em 1901."
 

Um comentário:

  1. Adorei! Com certeza essa já possui um significado especial em diferentes sentidos. Obrigada por sempre me apoiar em minhas decisões. Você é um exemplo pra mim. Beijos!

    ResponderExcluir