quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lisboa e a pedra portuguesa

Uma rua portuguesa com certeza, calçadas com pedrinhas portuguesas e cobertas por árvores e sombras portuguesas.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corpus Cristi -Sevilha

Lo que necessitan nuestras eucaristias non son oro ni plata, sino corazons dispostos a abrirse al Senõr y dejarse transformar por el.




                                
Hoje, dia de Corpus Cristi, fui a Igreja de San Nicolá. Esta e varias igrejas e catedrais seculares daqui da Andaluzia tem varias capelas e altares deslumbrantes. Rapidamente fiz um injusto esboço do altar de N. Sra Candelária.



domingo, 26 de junho de 2011

Caminho das Oliveiras


Nos confortáveis e rápidos trens para Andaluzia (mais espaçosos que os aviões) fiz várias aquarelas destas terras ensolaradas coloridas com ocres, verdes secos das oliveiras, amarelos dos extensos campos com girassóis e ceu de um azul que só vai embora junto com o calor lá por volta das 22hs
.



Nos amplos vales campos enormes com plantações de oliveiras pontilham e riscam a terra em todas direções.




Não sei o porquê das cores da bandeira da Espanha o vermelho e amarelo,.Talvez simbolizem o sol e o sangue, mas para mim são as cores das frutas da Sangria que é realmente a bebida mais refrescante neste calor de 44 graus deste inicio de verão.

                   
Estas laranjas que me serviram de modelo são algumas das que, pela manhã, forram as calçadas das ruas arborizadas por laranjeiras. São ácidas e geléias.







quinta-feira, 23 de junho de 2011

Contraste de séculos

Bem, design é design independente da época. Mas passar de um para outro em questão de 3 horas não deixa de ser um susto.
Em Madrid estava em um hotel (http://www.hoteles-silken.com/hotel-puerta-america-madrid/) no qual pode-se escolher em um tablet a suite relativa ao designer .de sua preferencia. Optei pela Zaha Hadid pela sua ousadia e bom humor.
Tirei esta foto do hall de entrada com a luminária RGB e banco em Corian propositadamente desequilibrada para acentuar mais ainda a sensação de falta de gravidade que há nestes brancos ( tudo é branco) sem quinas.
Depois de passar por inúmeros campos de oliveiras e extensos cmpos de girassóis ( será um próximo post) cheguei a Granada aonde fiz um primeiro desenho ( das série das janelas de hotel) na Plaza Nueva no centro histórico.


Novamente bando de passarinhos faziam sua revoada em volta da praça tendo ao fundo uma das torres  de Alhambra.

Finalizando contraste esta foto da janela do fantástico Parador São Francisco tendo o Generalife da Alhanbra como protagonista. Este vão é uma  moderna releitura mucharab feita me metal e que se encaixa perfeitamente em outra peça que veda o quarto feitas em madeira revestida de metal.
O hotel é um mosteiro do sec.XV construido sobre o local dos banhos do sultões de Alhambra. Literalmente nestas cidades as três cultruas historicamente convivem mas não lado a lado e sim umas sobre as outras em diferente épocas.
O frecor dos jardins regados com fontes e outros desenhos postarei mais tarde.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Segovia

Hoje fui a Segóvia aonde está o mais lindo aqueduto que já vi. Lindo e bem conservado.
O aqueduto , do sec. I d.c. (ou seja tem mais de dois mil anos ) e a catedral de Segóvia , última no estilo Gótico a ser construida na Espanha são as maiores atrações da cidade.

Mas desenhei a lateral da Igreja de San Martin já que ao lado há uma pequena e sombreada praça com escadas de fontes, o que amenizou um pouco o calor deste verão.

No céu da cidade haviam muitos passarinhos fazendo uma desordenada revoada, se fosse no Brasil diria que eram andorinhas mas aqui não sei quais são.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Toledo_Cidade das 3 culturas

Primeira capital da Espanha em Toledo as 3 culturas judaica, muculmana e cristã estão presentes em todas fantásticas ruelas desta cidade. Sorte ter ido hoje que está toda decorada para a famosa procissão de Corpus Cristi.
Fiz varios croquis na cidade e do seu deslumbrante entorno contornado pelo rio Tejo. Hoje colocarei somente este da Praça Zocodover pois estou com dificuldade de reduzir os kbites das imagens.
Além de desenhar muito e passear por varios patios internos das casas que concorrem ao concurso promovido pela prefeitura , me encatar com as cigarrales que são casas ao redor de Toledo me fixei em tirar fotos com meu celular! Foram tiradas de dentro da janela do onibus municipal que tem um adesivo do brasão de Toledo colado na janela.
O leão e o castelo ( Leon e Castilla) vazados e  recehados com imagens de Toledo.




domingo, 19 de junho de 2011

Madrid


Aproveitando uns dias de férias resolvi fazer uma viagem que há muito tempo planejava mas sempre por um motivo ou outro foi sendo adiada. Cheguei hj pela manhã na Espanha e mesmo exausta -os fusos horários não facilitam - fui ao centro historico e me deparei com uma imensa passeata O clamor popular estava contagiante mas não mais do que a beleza desta cidade e em especial neste iluminado dia.
Conferi a excelente restauração da obra Adão e Eva de Albert Durer no Museu do Prado e fui descançar no gramado em frente a porta Goya,

Amanhã pretendo ir a Toledo.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pão de Açucar - Rio de Janeiro



De volta ao Rio de Janeiro hoje fui desenhar o Pão de Açucar, mas desta vez visto pela Praia Vermelha.



Ao sair de manhã cedo passei novamente pela murada da Urca . Apesar de não ser o objetivo parei para desenhar na praia . Não dá para resistir.

Enseada de Botafogo vista da praia da Urca.


Desenhei tambem duas amigas batendo aquele papo calcinha basico de todas amigas quando se encontram.
.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Manaus- Mãe dos deuses






Nesta rápida estadia que em Manaus tinha intenção de desenhar no Palacete da Provincia, centro cultural que abriga museu, café etc... mas segunda feira estava fechado. Tentei, então desenhar a fachada vista da Praça Heliodoro Balbi ou praça da polícia que tem um lindo coreto e bancos sobreados por arvores que aliviam o calor.

Não contava com a chuva que caiu de repente estragando o primeiro desenho e que voltava a todo minuto.
Pude fazer mais um pequeno croqui antes que tudo se virasse um borrão.
No segundo semestre irei novamente lá e farei novos desenhos tanto da fachada como do interior.

sábado, 4 de junho de 2011

Quando o verde vira azul

Hoje tive a sorte de ir sozinha na fileira do avião e isto possibilitou que fosse desenhando de Brasília até Manaus.
Pela primeira vez não vi nenham queimada na selva. Talvez seja a época do ano ou tenham diminuido mesmo o desmatamento. Em outras ocasiões colunas de fumaça  em áreas enormes se erguiam durante o percurso.


Sem scanner e com fotos tiradas no celular as imagens ficam muito embaçadas mas ainda serverm de registro. 



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Poesia do traço - Oficina Cultural de Uberlândia

Outro dia olhando o site da Prefeitura Municipal de Uberlândia vi uma foto da Oficina Cultural e lembrei-me de uma série de desenhos que fiz do antigo edifício.
Observei que os carros que tanto me incomodaram ao desenhar sempre estão por ali.
 Nem alterando dias e horários era possivel desenhar a fachada sem um carro estacionado na porta. Incomodou muito e como um mudo protesto desenhei só a sua ausência.





Quando desenhava tentava reunir a informação não de forma fidedigna mas o mais fiel possível. Na foto todos os detalhes desta decoração exageradamente realçada pelas cores são captados.
Porém, no meu ponto de vista,se faltam informações no desenho sobra poesia no traço do grafite.