domingo, 24 de outubro de 2010

Amazonas _Manaus

A primeira vez que fui ao Amazonas lembro-me nitidamente de ler na fachada de uma loja abandonada no porto de Manaus:
“Filho da floresta, a água e a madeira viajam nos meus olhos desde a infância
Vai no meu peito o barco da esperança e o amor pelo Amazonas, a pátria das águas.”
                                                                                                                      Thiago de Mello

Meus olhos marejados se uniram a pátria das águas para sempre através da poesia e não fosse este blog sobre desenho certamente colocaria com maior prazer o trabalho deste poeta que tanto me emocina.
Desta vez achei que desta vez iria em Alter do Chão,  Mamirauá ou Boa Vista mas para variar não deu.
Quem sabe da próxima...

Se em Salvador a praça Castro Alves é do povo, em Manaus o largo de São Sebastião também.
Apesar dos modernos shoppings, a praça a noite está sempre cheia, com apresentações do Tacacá  na Bossa, tocando em frente ao teatro Municipal, além de mágico, pipoqueiro, crianças, missa etc...
Dá um pique acolhedor de cidade de interior antiga.
Este lindo quiosque de tacacá fica na praça ao lado do teatro.




O entardecer estava perfeito e para completar só faltava uma apresentação de chorinho do grupo Jacobiando!


Este tronco de arvore seca a primeira vista me lembrou Krajcberg mas ao desenhar não parece o dedo do ET?

Este croqui foi feito na praia da Ponta Negra. A extensão de areia está muito grande já que a seca está forte e o Rio Negro abaixou muito seu nível. Lindas pedras e arvores com enormes raizes que ficam submersas aparecem nesta época do ano, Ao fundo está a ponte sobrte o Rio Negro que unirá o lado direto ao lado esquerdo ( ou será o esquerdo ao direito?) e tem 4 Km de extensão.

“Filho da floresta,
                                                                                        água e a madeira
vão na luz dos meus olhos
e explicam este jeito meu de amar as estrelas
e de carregar nos ombros a esperança.”

E com Thiago de Mello novamente encerro este primeiro post de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário