sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Porto Alegre

Cheers!
Só quem é gaucho ou morou no sul sabe que este desenho é mesmo uma montagem porque ao se beber o chimarrão não se brinda com a cuia. Na verdade todo mundo bebe na mesma cuia!

Segundo mandamento dos Dez mandamentos do chimarrão

NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão.
Se as palavras trazem uma energia consigo, nascer em Porto Alegre já traz bons fluidos!
Não digo isto só por ser minha cidade natal.
Entre “idas e vindas” realmente morei só 6 anos de minha vida lá .
Agora, depois de décadas, voltei.
Fui resgatada enquanto gaúcha pelo afeto de queridas e especiais amigas de infância para as quais o tempo não faz parte da cronologia, mas da eternidade.


Na manhã de domingo para desenhar no Parcão e imediações.

Fiquei feliz por ver que casas antigas ainda estão preservadas, com calçamento de ladrilhos hidráulicos originais, muros revestidos de hera e portões displicentemente abertos.
Convivem com inúmeros condomínios horizontais.

                                Divertido foi ver a gauchada aproveitando de verdade o parque.



Correndo, andando e sempre ... tomando chimarrão. Sozinhos ou acompanhados - por amigos , família ou cachorro- a mãozinha sempre se aquecia com o chimarrão.




O parágrafo abaixo fartamente divulgado no Google é a mais pura expressão da verdade.

Podemos dizer, que o chimarrão é a inspiração do aconchego, é o espírito democrático, é o costume que, de mão – em - mão, mantém acesa a chama da tradição e do afeto, que habita os ranchos, os galpões dos mais longínquos rincões do pago do sul, chegando a ser o maior veículo de comunicação.





Um comentário:

  1. Lilian, só tu mesmo prá eternizar tão bem alguns recantos de Porto Alegre na 'ponta da pena'... Os desenhos ficaram ótimos e conseguistes captar toda a poesia do meu local preferido: o Moinho! Parabéns,amiga. Bj. Neiva.

    ResponderExcluir